quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Maçã








ORIGEM: Fruto da macieira da família “rosaceae” do gênero “malus” no Brasil existem inúmeras variedades as mais populares são: fugi e a gala, trata-se de uma das frutas mais antigas cultivada há milênios, destaca-se como um alimento de primeira linha, apresenta frutas resistentes que, quando refrigeradas podem durar longo tempo sem estragar, muitas vezes colhidas numa estação e consumidas em outra, a exemplo do que ocorre na Ásia, Europa e Estados Unidos as quais são colhidas no outono para serem consumidas no inverno.


 
USO MEDICINAL DA MAÇÃ: Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante bucal elimina o mau hálito, prisão de ventre, bom para herpes eczema. Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática, calmante por natureza proporciona sono relaxante. Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar. Como pude-se constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.




Maçã emagrece?!!


O efeito emagrecedor da maçã estabelece-se em dois níveis:

- O primeiro pela ação já vista pela pectina, que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol;

- O segundo é conseqüência do primeiro efeito, o organismo é obrigado a gastar calorias de reserva, acumuladas sob a forma de gordura.

 O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente o excesso de água retida no corpo.


Suco de maçã:  extremamente benéfico à saúde, devido à grande quantidade de antioxidantes. O suco pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumentando o poder desintoxicante e alcalinizando o PH do sangue.

Dicas importantes:
- Tomar os sucos assim que ficarem prontos; não armazená-los na geladeira para consumo posterior
- É boa para o cérebro, pois contém ácido fosfórico em forma facilmente digerível;
- Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne e infecção da garganta;
- Depurativo do sangue, por conter ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo;
- Limpeza do trato vocal, boca e faringe, por sua propriedade adstringente. Favorece uma voz com melhor ressonância;
- Diabéticos podem comer maçã porque seu açúcar, a frutose, é absorvido lentamente pela corrente sangüínea;
- Boa para prevenir ou manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão de uma maçã por dia. Isso se deve ao alto teor de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol no sangue. Encontrada especialmente na casca;
- Uma maçã por dia ajuda a respirar melhor, combate câncer de pulmão, digestivo e de fígado, e também previne doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário