segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Limão , o azedinho que faz bem


Foram os árabes que levaram o limão para a Europa, de onde ele se propagou para o mundo inteiro. 
Com vitaminas (A, B1, C) e sais minerais, a fruta é sempre lembrada em casos de gripes e resfriados, mas tem várias outras aplicações terapêuticas. 
Quando a casca ou o suco entram em contato com a pele, porém, é preciso lavar bem, com sabonete. 
Se antes da lavagem a parte afetada for exposta ao sol, ocorrerão manchas e queimaduras, provocadas pelas substâncias fotossensibilizantes do limão.
Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica.
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

O limão é um depurativo por excelência, muito eficaz na desintoxicação do organismo, portanto no tratamento da obesidade, já que excesso de gordura corporal pode ser considerado toxina.

Meio limão espremido num copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum, e 15-30 minutos antes das refeições principais, é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento.
As propriedades do limão de tonificar o fígado, desintoxicar o sangue e facilitar a lucidez, vão harmonizando o metabolismo de queima dos excessos de gordura corporal e os desestruturantes mecanismos de compulsão alimentar.
O óleo essencial do limão, com sua propriedade de ativar a circulação periférica, também pode favorecer e acelerar, através de uso interno (sucos e chás desintoxicantes) e externo (massagem local), a perda de gorduras localizadas.
O estado emocional conta muito na batalha contra o excesso de gordura corporal. O uso dos óleos essenciais da aromaterapia pode ser um recurso poderoso para harmonizar físico, emocional e mente, trazendo inclusive uma expansão de consciência.
O olfato está diretamente ligado a uma parte interna do cérebro, na altura das têmporas, local onde são desencadeados estímulos que mexem com a emoção e a memória.

O excesso de peso prejudica não só a aparência, como também a saúde em todos os níveis, levando muitas pessoas a travarem longas e intermináveis batalhas contra a balança. Muitas vezes, este distúrbio tem origem em um desequilíbrio emocional , que desgastam energicamente o organismo, deixando-o suscetível a distúrbios e doenças.
As práticas da Alimentação Desintoxicante e de atividades físicas são indispensáveis para perder peso com sabedoria. No entanto, para ser definitiva, toda mudança deve vir com uma expansão de consciência.
Antes de iniciar um tratamento, é necessário entrar em contato com as causas dos desequilíbrios, removê-las e conseguir, assim, chegar à harmonia e bem-estar consigo mesmo. É neste estado de equilíbrio que o corpo, por si próprio, colocará seus limites, receberá somente o que é bom para ele - por saber o que precisa - e recuperará a saúde e a beleza que lhe são naturais.
Para começar qualquer processo é indispensável "querer realmente" e "agir". Espiritualidade é colocar a sabedoria na ação; ou seja, assumir um compromisso. E para tanto, a aromaterapia pode ser um excelente recurso de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário